Commons:Normas de bloqueio

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of a page Commons:Blocking policy and the translation is 73% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Blocking policy and have to be approved by a translation administrator.
Outdated translations are marked like this.
Error: This page is not currently protected. Please request protection or remove the protection template.

Shortcut: COM:BP

Os administradores têm privilégios para bloquear outros utilizadores, se for necessário. Um utilizador bloqueado é impedido de editar e carregar ficheiros, entre outras coisas. Em geral, o bloqueio é o último recurso para impedir comportamentos que possam prejudicar a wiki Commons ou perturbar a sua atmosfera colegial. Assim, o bloqueio é uma medida preventiva e não punitiva; os bloqueios para que os utilizadores «se acalmem» não são aceites.

Uso

Os bloqueios podem ser feitos por várias razões. As mais comuns são:

  • Vandalismo. Comportamentos disruptivos na edição de páginas ou na colocação de ficheiros, podem resultar num bloqueio. Por exemplo:
    • A inserção de vulgaridades gratuitas
    • A inserção deliberada de informação falsa (por exemplo, de fontes falseadas para imagens)
  • Guerras de edições.
  • Violações de direitos de autor. A colocação repetida de conteúdos indevidamente licenciados é motivo para o bloqueio de uma conta. Antes e depois de bloquear um utilizador devido a problemas de licenciamento, devem ser-lhe dadas explicações e avisos claros sobre as normas de licenciamento da wiki Commons.
  • Assédio. As contas, ou endereços IP, que forem usadas sobretudo para criar um ambiente hostil para outro utilizador, podem ser bloqueadas. Disputas francas e de boa-fé entre utilizadores devem ser levadas à Commons:Esplanada, para recolher a opinião de terceiros. Monitorizar as colaborações de um utilizador para verificar violações das normas da wiki Commons, não constitui assédio.
  • Contas robô não autorizadas ou sem responsável. As contas robô que não tenham sido autorizadas pela comunidade Commons não podem operar na wiki Wikimedia Commons. Atividades de edição aparentemente realizadas por robôs, que não sejam satisfatoriamente explicadas pelo utilizador, devem ser bloqueadas até que tenham sido discutidas. As propostas para criação de robôs podem ser debatidas em Commons:Robôs ou na Commons:Esplanada. Não é permitido operar robôs na wiki Commons sem autorização prévia (que pode ser solicitada em Commons:Bots/Requests).
  • Contas robô aprovadas, com funcionamento incorreto temporário. Estes bloqueios destinam-se a evitar mais estragos até que o proprietário possa corrigir o problema.
  • Nomes de utilizador inadequados.
  • Contorno de bloqueios. Um administrador pode reiniciar um bloqueio ativo se o utilizador bloqueado contornar intencionalmente esse bloqueio. Também pode aumentar a duração de um bloqueio ativo se o utilizador tiver mais comportamentos suscetíveis de bloqueio enquanto contorna o bloqueio ativo. As contas de utilizador, ou endereços IP, usadas para contornar um bloqueio podem e devem ser também bloqueadas.
  • Uso abusivo de várias contas para enganar, iludir, perturbar, distorcer consensos ou para contornar bloqueios ou outras sanções. As contas secundárias são normalmente bloqueadas indefinidamente. A conta principal pode, ou não, ser sujeita a novos bloqueios ou ao prolongamento dos bloqueios ativos, dependendo das circunstâncias.

Instruções para administradores

Antes de bloquear

  • Para bloqueios com base em comportamentos disruptivos, tais como vandalismo, violações repetidas de direitos de autor e atividades manuais de promoção, certifique-se de que o utilizador foi adequadamente avisado, de preferência usando uma predefinição de aviso de bloqueio. Não é necessário aviso no caso do bloqueio de proxies abertos e de utilizadores com nomes inadequados. Contas e endereços IP usados unicamente para fins seriamente disruptivos, tais como o spam automatizado, ou atividades de vandalismo ou assédio sérios, também podem ser bloqueados sem aviso prévio.
  • Bloqueios controversos podem ser discutidos no quadro de avisos de bloqueios e proteções, de preferência antes de serem aplicados, se for de todo possível. Como princípio orientador, quando em dúvida, não bloqueie.
  • Bloqueios de gamas de IP são ferramentas particularmente poderosas, e a discussão prévia destes bloqueios é muito encorajada. Os bloqueios de gamas de duração superior a 24 horas devem ser discutidos com um verificador de utilizadores para avaliar o impacto provável.

Ao bloquear

  • Os bloqueios podem ser aplicados a utilizadores registados, endereços IP ou gamas de endereços IP.
  • Porque os bloqueios são preventivos e não punitivos, use uma duração que seja proporcional ao tempo de que o utilizador provavelmente necessita para se familiarizar com as normas relevantes e ajustar o seu comportamento. Considere também o comportamento passado do utilizador e a seriedade da perturbação causada. Ao bloquear endereços IP, tenha em mente que o bloqueio poderá afetar utilizadores inocentes que partilham o mesmo endereço IP.
  • Forneça um motivo para o bloqueio. Esta justificação deve, de preferência, usar hiperligações para as normas relevantes, para ajudar o utilizador a compreender porque foi bloqueado. Quando apropriado, listagens de diferenças ou hiperligações permanentes que documentem o motivo do bloqueio também ajudam.
  • A criação de conta deve ser impedida na maioria dos casos, mas pode ser permitida ao bloquear um utilizador com um nome inadequado para permitir a criação de um nome diferente.
  • O bloqueio automático dos endereços IP usados pelo utilizador bloqueado deve tipicamente ser desativado ao bloquear robôs e ativado na maioria dos restantes casos.
  • Só se deve impedir o utilizador bloqueado de usar a sua página de discussão ou de enviar correio eletrónico se for considerado provável que vá fazer um uso abusivo deste privilégio.

Depois de bloquear

Checkuser blocks

Checkusers may need to block an editor on the basis of technical checkuser evidence, due to disruption caused by abuse of multiple accounts or IP addresses. These blocks are marked as a {{Checkuserblock}} in the block summary and must not be reversed by non-checkusers without consulting a checkuser.

As checkuser data cannot be shared publicly and a checkuser block may involve other pertinent non-public information, an unblock appeal for a {{Checkuserblock}} must only be reviewed by a checkuser. A reversal of a check user block by an administrator without consulting a checkuser may result in the removal of permissions.

Bloqueios por informação suprimida

Pode, excecionalmente, haver necessidade de bloquear ou banir um editor com base em informação suprimida da wiki por supervisores, que não pode ser partilhada publicamente. Neste caso, os supervisores disponíveis podem agir em conjunto com base no consenso de grupo. Se não existirem supervisores suficientes disponíveis, ou forem necessárias opiniões adicionais, podem ser consultados os stewards da Wikimedia.

Exceto numa emergência, os administradores sem privilégios de supervisão não devem efetuar bloqueios com base em informação que, embora seja do seu conhecimento, foi entretanto suprimida pela supervisão. Um administrador que acredite que um bloqueio destes é necessário, deve contactar um dos supervisores em privado ou contactar o correio eletrónico oversight-commons@lists.wikimedia.org.

Qualquer bloqueio ou banimento deste género deve ser reportado pelo supervisores à comunidade à primeira oportunidade, com toda a informação de base que possa ser razoavelmente fornecida.

Um editor que seja bloqueado ou banido ao abrigo desta secção não pode ser desbloqueado sem a aprovação dos supervisores. O editor que pretenda que o seu bloqueio ou banimento por informação suprimida seja revisto, deve abordar os supervisores em privado, e estes ponderarão o pedido em grupo. Não devem ser feitos «apelos» na página de discussão do editor bloqueado, e aqueles que forem feitos podem ser removidos.

Recorrer de um bloqueio

Os utilizadores bloqueados são informados de que podem pedir o desbloqueio. Podem fazê-lo adicionando {{unblock|motivo do pedido}} à sua própria página de discussão. Em alternativa, podem pedir o desbloqueio com um motivo apropriado por correio eletrónico ao administrador que efetuou o bloqueio ou a outro administrador.

Um motivo apropriado incluirá quase sempre um dos seguintes:

  • Um reconhecimento de que o bloqueio foi apropriado e uma promessa credível de que o comportamento que conduziu ao bloqueio não será repetido.
  • Uma explicação do motivo pelo qual um bloqueio não é apropriado com base nesta e naquela normas e orientações relevantes ou é provavelmente um erro ou um efeito colateral não intencionado.

Um pedido de desbloqueio pode ser concedido ou recusado. Antes de conceder o levantamento de um bloqueio efetuado por outro administrador, o administrador que revê o pedido deve consultar o administrador que fez o bloqueio, exceto nos casos óbvios e incontroversos. Os pedidos feitos nas páginas de discussão só podem ser recusados por um administrador que não tenha estado envolvido. Os pedidos de desbloqueio para bloqueios marcados com {{checkuserblock}} serão revistos por um verificador de utilizadores.

Fazer pedidos repetidos de desbloqueio sem motivo apropriado pode ser considerado abusivo. Como notado atrás, os utilizadores que abusaram, ou que é considerado provável que abusem, da capacidade de editar a sua própria página de discussão, ou de enviar correio eletrónico desta ou daquela forma, podem perder tanto um como ambos os privilégios, o que também impede que estes privilégios sejam usados para fazer pedidos de desbloqueio.

Ver também